medicinachinesa.com

Comunidade de Medicina Tradicional Chinesa

Entrar |  Registar

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 10 mensagens ] 

07 Nov 2006 17:06

Registado: 07 Nov 2006 16:44

Cucu:) sou terapeuta de Medicina Chinesa e queria fazer uma pergunta...Alguém tem experiência em casos de crianças autistas?
Obrigada*

Topo Topo

21 Nov 2006 13:42

Registado: 22 Set 2006 16:27

Eu tenho alguma experiencia com crianças autistas e adultos tb, mas nao na area da MTC... Caso haja algo que possa te ajudar.

Topo Topo

21 Nov 2006 19:08

Registado: 07 Nov 2006 16:44

Ah obrigada...eu estava a pensar em trabalhar no meu projecto do intervenção (na Escola de Medicina Tradicional Chinesa), em trabalhar com um menino Autista. Hoje tive o 1º contacto com ele hoje, e de fecto para o que quero desenvolver e pelo facto de ser somente uma vez por semana tb n ajuda no caso dele. Mas de qualquer maneira gostava de saber qual é do seu ponto de vista ou do trabalho que desenvolve, o desiquilibrio no Autismo e qual o modo de intervenção sobre essas pessoas e em que consiste o tratamento.
Obrigada.

Topo Topo

06 Fev 2007 23:15

Registado: 27 Jan 2007 17:24

Ola' monica!

O que te vou dizer aqui sobre a minha experiencia com varios autistas que fazem parte da minha vida e circulo de amizades, vai provavelmente chocar com tudo o que alguma vez deves ter ouvido falar sobre o autismo.

A minha visao sobre o autismo, vai de encontro aquilo que vem acontecendo la fora ha muitos anos e que podes explorar num site fantastico www.aspiesforfreedom.com/. Se tens formaçao na area de psicologia, vais ficar chocada, mas esta e' a minha experiencia humana sobre o autismo. O autismo visto por dentro e nao o autismo das clinicas.

O nivel de autismo varia, do tipo disfuncional onde a criança e' practicamente ou totalmente dependente de outros e com severas consequencias fisicas, ao autismo invisivel e imperceptivel a terceiros, o chamado "asperger syndrome".

O meu companheiro de 4 anos e' autista, no seu nivel mais leve. Acho que apesar de muita gente, na sua infancia e adolescencia ter achado que ele era diferente, ninguem poderia relacionar ao certo o que era. Nem mesmo ele, que descobriu somente ano passado e felizmente por mim. :wink:

Ele nao falava ate' aos quase 4 anos, mas diz que se lembra, que na sua cabeça as palavras fluiam normalmente e tb os seus pensamentos. Acho que ele nem reparava que nao falava. Na sua adolescencia, foi reprimindo muita raiva, por ser mais timido do que os outros, por nao ser popular como os outros (nao que ele quisesse ser popular, mas toda a gente gosta de ser notada). Na idade de começar a namoricar, ele ficava para traz, pois nao conseguia trespassar aquela barreira invisivel que o separava do mundo dos chamados "neurotypicals" ou nao autistas.

E' das pessoas mais inteligentes que conheço, e' capaz de ler 3 e 4 livros ao mesmo tempo e realmente absorver tudo o que le. Aprende sozinho com uma facilidade enorme. E' uma pessoa muito practica.

Ficou chocado quando lhe dei a noticia de que ele era autista. O pouco que ele tinha ouvido falar do "sindrome" era sempre negativo, e felizmente consegui mostrar-lhe o mundo dos autistas que ele foi aprendendo a dissassociar das tipicas classificaçoes dos psicologos.

Os autistas sao pessoas altamente inteligentes e de uma sensibilidade extraordinaria. Alguns dos maiores genios da humanidade eram autistas, como Mozart, einstein, bill Gates (apesar de eu nao o achar um genio, ha quem ache,lolol).

As crianças autistas teem o seu ritmo. Nao sao doentes, nem sofrem de nenhuma anormalia (a nao ser que sejam deficientes fisicos em alto grau).
As crianças que nao emitem sons, nao o fazem, porque nao teem necessidade, porque teem uma visao diferente da vida e nao ha nada de errado nisso. Acredita que dentro das suas mentes, eles estao a mil a' hora, lolol.

Claro que os pais desejam ardentemente que os seus filhos falem, mas ao força-los a certas terapias, perdem a beleza de toda a outra comunicaçao em que os autistas sao mestres, o olhar, os gestos, as expressoes e muitas vezes a telepatia. Acredito que o problema esta' em nos que nao sabemos valorizar a comunicaçao, a nao ser que seja pela fala, mas o mundo deles vai muito para alem disso.

Trabalhei com uma criança, nos estados unidos, com um grau medio-alto de autismo. Nao falava por palavras, mas comunicava-se extraordinariamente bem comigo.

A mae, numa ansia de o estimular, tentou varias terapias. As terapias que se usam com as crianças, sao basicamente regras comportamentalistas (nao sei como se diz em portugues, "behaviourism" em ingles" e e' basicamente o que se usa para treinar caes. Pode resultar, mas pode tb traumatizar a criança, pois o seu ritmo biologico esta' a ser violado. O rapazito, reagiu muito mal as terapias e super-estimulaçao e começou a agir com violencia com toda a gente (felizmente nunca comigo), mordendo e batendo a' terapeuta.
Que mais podia ele fazer para se defender, senao morder? lolol
Acho que ele foi acomulando um grau de frustraçao enorme, e isso e' algo muito problematico entre os autistas. Eles sentem-se oprimidos num mundo diferente do deles. Sentem que os querem forçar a ser "normais" e "socialmente aceites" para a sociedade.

Eu acredito, e depois de varios anos a viver com autismo muito proximo, e' que nada ha' a fazer. O autismo e' somente uma forma diferente de ser. O lado racional do cerebro e' o ponto forte deles, enquanto o lado emocional esta' em segundo plano. Existem mil variaçoes de autistas, desde as pessoas mais antisociais que nao querem qualquer contacto humano, as pessoas que anseiam atençao e carinho, mas nao conseguem passar a barreira das diferenças de comunicaçao que usamos.

Nao sei especificamente que tipo de "tratamento" queres fazer ou ajudar a' criança que mencionaste, tb nao sei o seu "grau" de autismo e expectativas dos pais.

Mas acredita que se a criança nao quiser, nao colaborar e nao tiver prazer, nao se deve nunca violar o seu direito de ser diferente. A acumulaçao de frustraçoes e' horrivel e muito traumatizante.

Felizmente, convenci a mae do menino com quem trabalhava a terminar aquelas terapias. Acredita ou nao, mas no dia que consegui que a terapeuta fosse dispensada, ele veio ter comigo e abraçou-me espontaneamente :wink:
Ele devia saber, de alguma forma tudo o que se estava a passar. A mae dele ficou muito impressionada e ainda hj, me escreve a pedir concelhos e opinioes :D Diz que depois de eu ter ido embora, ele dormiu durante um mes, abraçado a um postal de despedida que eu tinha escrito.

Estou a compratilhar isto contigo (e talvez outros foristas que tenham alguem autista na familia, ou mm que seja autista) possa entender a dimençao da sensibilidade e compreençao destas crianças.

O que talvez possas fazer por ele, e que creio ser realmente uma ajuda e' a desintoxicar o organismo de metais pesados.... Cre-se que os niveis mais fortes de autismo, podem ser causados por intoxicaçao de mercurio encontrado em excesso nas vacinas.
Se conseguires fazer isso por ele, acredita que lhe fazes um grande bem.

Eu tenho uma opiniao muito forte em relaçao as vacinas. Sou contra. Penso que em portugal sao obrigatorias. Felizmente em outros paises, pode-se alegar opçao moral nao vacinar as crianças. A mtc, pode estimular o sistema imunitario e nao causa sequelas. Nao conheço os tramites legais em portugal quanto a esse assunto.

Outra coisa a ter em atençao, e' que por usar outras partes do cerebro com intensidades variaveis das nossas, muitas crianças e adultos nao suportam o toque. Muitos sentem mesmo dor, e precisam dormir em lençois especiais. A maioria das causas de insonia e choro na hora de ir dormir esta' relacionada com isso, a hipersensibilidade da pele.
Talvez a mtc possa tb ajudar nisso.

Pode-se aliviar certos transtornos, mas mudar o autismo e' impossivel, pq nao e' algo reversivel. Cabe-nos a nos aceitar, respeitar e saber viver com as diferenças. E mesmo aprender, pois o mundo dos autistas e' fascinante.

Recomendo-te um livro magico sobre o tema,: The Curious Incident of the Dog in the Night-Time
by Mark Haddon www.eyrie.org/~eagle/reviews/books/1-4000-3271-7.html

A sua estreia na literatura para adultos fez-se com O Estranho Caso do Cão Morto, obra que irá ser adaptada ao cinema. Contado a partir da mente e coração de um adolescente autista, venceu os cerca de 44 mil euros do prémio Whitbread Book of the Year, o segundo prémio literário mais conceituado do Reino Unido. Depois de uma sessão de duas horas, O Estranho Caso do Cão Morto arrebatou unanimemente o júri, composto por 10 elementos. O colectivo não poupou elogios à obra de Haddon tendo considerado que o autor consegue transpor de forma excepcional a linguagem de um rapaz autista. Os juízes admitiram também nunca terem lido algo semelhante.

Obras:

O ESTRANHO CASO DO CÃO MORTO
ISBN 972233056X
Colecção: Grandes Narrativas
€14,96

www.editpresenca.pt/autores_resultado_d ... autor=2109

E' 1 entre os 4 melhores livros que li na vida, muito popular entre os autistas. :wink: Aconcelho sempre toda a gente a ler e olhar para a vida sob outros ponto de vista. :D

E ja escrevi um testamento aqui, lol

Sempre que queiras saber alguma coisa, nao exites em perguntar.
Eu tenciono um dia trabalhar neste tema, mas do lado pro'-autismo, lol

Topo Topo

06 Fev 2007 23:27

aahh, outra coisa curiosa e engraçada. Eles nao conseguem ler expressoes faciais. O meu namorado demorou quase 4 anos para conseguir decifrar quando eu estava feliz, triste, irritada, etc... Tive que lhe ensinar, literalmente, lolol As x ainda tem duvidas e pergunta-me "essa cara e' de irritada ou de que de?)... Ate' hj ele se atrapalha nestes bonequinhos de expressoes faciais tipo: :D :? :shock: :o , lolol

Isso e' treinado e na idade adulta pode gerar conflictos quando a dificuldade e' muito grande.

Topo Topo

07 Fev 2007 00:34

Registado: 11 Jun 2006 10:36

só para dizer .... obrigado Arantxa! :D

Topo Topo

07 Fev 2007 13:22

sempre as ordens alquimista! :wink:

Topo Topo

17 Mar 2009 10:48

Registado: 17 Mar 2009 10:38

Ola Arantxa, pareces lidar e conhecer mt bem crianças autistas, eu tou a fazer um trabalho sobre o autismo e calhou-me falar sobre os vários niveis deste... infelizmente a informação disponivel na internet é mt reduzida e por isso nao consigo saber grande coisa para além do que ja sabia.. consegues ajudar-me a obter mais informação sobre isto? obrigado Micaela*

Topo Topo

19 Mar 2009 16:35

Registado: 05 Ago 2008 10:23

Um tópico sobre autismo neste fórum e nem uma menção a Hun...

Topo Topo

19 Mar 2009 22:06

Micaela, a minha experiencia com o autismo é muito intensa porque o meu namorado de muitos anos tem uma das formas mais subtis de autismo (asperger's syndrome) e porque vivi e trabalhei com uma criança com um nivel de autismo bastante forte, mas o meu ponto de vista e a minha visao nao vai necessariamente de encontro ao que dizem os terapeutas e psicologos, e aconcelhava-te a te informares e abrires os teus horizontes sobre o tema com os proprios autistas, conhecer o autismo atravez dos seus proprios olhos e vais ficar surpreendida. Dou-te o link de um forum britanico muito interessante e dirigido por autistas, é um site pró-autismo e nao um site onde o autismo é visto de forma negativa, aquivai:
http://www.aspiesforfreedom.com/

Qualquer coisa que queiras podes me perguntar e tentarei dar-te uma ajuda!

por acaso es a micaela que estudava na escola do choy?

Topo Topo

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 10 mensagens ] 

Todos os horários são GMT

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Google [Bot] e 0 visitantes

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar mensagens: Proibído
Apagar mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: